sábado, 20 de fevereiro de 2021

O último mês

 Dia 15/01 lá fui fazer a eco do 1ºT, exatamente às 12semanas de gestação. Tudo aparentemente normal. TN 1,8mm, ossos nasais presentes. Boas notícias!

Devido ao susto que apanhei quando foi a gravidez da minha filha (rastreio combinado de alto risco para Trissomia 21), já tinha decidido que desta vez não o iria fazer e iria partir logo para uma amniocentese. Já sei que esta é uma opinião controversa, dado o eventual risco de aborto que daí pode advir, mas eu sabia que depois de tudo eu não poderia ficar na indecisão. 

A GO fez o pedido de marcação da amniocentese, mais uma vez para a Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, mas aconselhou-me a fazer na mesma o rastreio e, mediante o resultado, depois decidiria se avança ou não com a dita cuja. Fiz o rastreio que veio de baixo risco para as três trissomias, mas cujo risco isolado (da idade) vinha de alto risco, com um valor de 1:176. 

Optei por fazer na mesma a amniocentese e lá fui eu no passado dia 15/02 (véspera do meu aniversário) rumo a Coimbra.

 
Ia muito nervosa. Os médicos não ajudaram. Quase me fizeram uma lavagem cerebral sobre a minha escolha. Que já ninguém queria fazer amniocenteses, que eu estava a remar contra a maré, se não confio no rastreio, para que é que o fiz... Enfim! Eu sei os riscos que corri (corro!), mas também me conheço como ninguém e seria uma gravidez angustiante com a probabilidade de o bebé ter algum problema.

Lá fiz a amniocentese. Correu tudo bem. Saí de lá e chorei, chorei, chorei. Agora é a espera. 4 longas semanas e Deus queira que não haja qualquer contacto antes disso. Caso haja, é sinal que algo pode estar mal. Da M. foi exatamente um mês, portanto espero resultados lá para dia 15/03.

Fiz repouso nos dias seguintes e na próxima terça tenho consulta para ver se está tudo bem e se o líquido amniótico foi devidamente reposto!

Vai estar tudo bem! Pensamento positivo atrai coisas boas!!

0 comentários: