quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SOP - Síndrome de Ovários Polícisticos


Uma em cada cinco mulheres apresentam sintomas ou sinais de ovários policísticos, ou S.O.P. (Português) ou P.C.O.S. (Inglês).
O advento da ecografia propiciou que mais mulheres possam ter este problema diagnosticado, mas a maioria dos médicos considera que apenas uma parcela destas mulheres tem necessidade de tratamento.
Em Rotterdão, no ano de 2003, foi realizado um Consenso Internacional definindo que para o diagnóstico desta doença é necessário no mínimo 2 de 3 sintomas:

  1. Ovários Policísticos na ecografia;
  2. Falta de Ovulação Crónica ou Deficiência de Ovulação;
  3. Sinais Clínicos ou Laboratoriais de Hiperandrogenismo.

Sintomas

Irregularidades Menstruais

É um dos principais sintomas da S.O.P. Grande parte das mulheres tem atrasos ou mesmo ausência de menstruações.

Dificuldade na Ovulação

Muitas mulheres com esta síndrome não têm ovulação regular. Este facto faz com que muitas delas tenham dificuldade em engravidar sem um tratamento eficaz.
No entanto, isto não quer dizer que mulheres com S.O.P. não engravidem nunca.

Problemas na Pele e aumento de pelos

Acne, espinhas, queda de cabelo, pele oleosa e aumento de pelos são sintomas que podem fazer parte da síndrome. São chamados de hiperandrogenismo.

Aumento de Peso

Muitas mulheres que tem S.O.P. reclamam de aumento de peso. Não há um consenso se é a doença que provoca o aumento de peso ou o aumento de peso que piora os sintomas da doença. Existe uma síndrome metabólica associada com esta doença. As mulheres que tem a síndrome e tem obesidade devem ser cuidadosamente investigadas em relação à diabetes. 


Retirado de: http://www.planeamentofamiliar.com/ (adaptado)

0 comentários: