sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Rastreio do 1º Trimeste Positivo - E agora?

Pois é, no passado dia 11 recebi a notícia que ninguém quer receber: o meu rastreio bioquímico do 1º Trimestre tinha vindo positivo para Síndrome de Down.

Para quem não sabe, este rastreio é puramente estatístico e não diagnóstico, ou seja, apesar de ter dado positivo, nada garante que o meu bebé tenha algum tipo de problema, tal como se o resultado viesse negativo, nada garantiria que estivesse tudo bem com ele.

Apesar de saber isto tudo, quando a médica me deu a notícia, o meu mundo parou, deixei de ouvir o que ela me dizia e só pensava em como eu nem sequer queria ter feito o rastreio, pois desde logo tive a intuição de que isto ia acontecer, não me perguntem porquê!!

O valor do meu rastreio era 1/240, ou seja, em 240 análises com valores semelhantes aos meus, havia apenas 1 caso de SD. Visto por outro prisma, os restantes 239 casos seriam de bebés perfeitamente saudáveis. Ainda assim, naquele dia e nos seguintes, eu não conseguia perceber isso...

No entanto, a médica descansou-me. Os dados da ecografia eram perfeitamente normais: TN - 1,9mm e ossos do nariz presentes. Portanto, provavelmente tratar-se-ia de um falso positivo. Todavia, aconselhou-me a fazer amniocentese, a qual ela já tinha marcado para daí a 6 dias.

E assim foi.

0 comentários: