quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Post Informativo - O Progeffik




 Progeffik

 
  
     1. O que é o Progeffik e para que é utilizado?
Progeffik é uma hormona (progesterona) que afecta os órgãos sexuais femininos (peito e genitais)
Progeffik é constituída pela hormona progesterona utilizada para tratamento hormonal. É utilizada no tratamento de distúrbios causados por falta de progesterona no organismo.
Progeffik apresenta-se na forma de cápsulas que podem ser administradas pela via oral ou
vaginal. A via de administração é seleccionada de acordo com o seu tipo de doença.

    2. Como tomar Progeffik?

Via Oral
Na insuficiência de progesterona, a posologia é de 200 a 300 mg de progesterona por dia.
Recomenda-se a toma deste medicamento longe das refeições, de preferência à noite ao
deitar.
Nas insuficiências lúteas (síndroma pré-menstrual, mastopatias benignas, irregularidades pré-menopausa), o tratamento habitual é de 200 mg em dose única à noite ao ou 300 mg por dia em duas tomas, 10 dias por ciclo, habitualmente do 17º ao 26º dia inclusivé.

Via Vaginal
Cada cápsula deve ser inserida profundamente na vagina.
Na substituição em progesterona no decurso de deficitis completos em mulheres privadas de ovários (programas de doação de ovócitos), o tratamento habitual (como complemento do tratamento estrogénico apropriad) é de 100 mg de progesterona por dia no 13º e 14º dia do ciclo de transferência, seguido de 200 mg de progesterona por dia do 15º ao 25º dia do ciclo.em uma ou duas tomas por dia, a partir do 26º dia e no caso de gravidez inicial, a dose deve ser no máximo 600 mg por dia em 3 tomas. Esta posologia será seguida até ao 60º dia e o mais tardar à 12ª semana de gravidez.
Na suplementação da fase lútea no curso dos ciclos de FIV, a posologia recomendada é de 400 a 600 mg por dia, em 2 ou 3 tomas, a partir do dia da injecção de HCG até à 12ª semana de gravidez.
Na suplementação da fase lútea no decurso de ciclos espontâneos ou induzidos em caso de hipofertilidade ou de esterilidade primária ou secundária nomeadamente por disovulação, a posologia aconselhada é de 200 a 300 mg por dia em 2 tomas a partir do 17º dia de ciclo durante 10 dias. O tratamento deve ser retomado o mais rápidamente possível em caso de ausência da menstruação e de diagnóstico de gravidez, até à 12ª semana de gravidez.
Na ameaça de aborto precoce ou prevenção de abortos de repetição por insuficiência lútea, a posologia recomendada é de 200 a 400 mg por dia em duas tomas, até à 12ª semana de gravidez.

    3. Efeitos secundários possíveis
Como todos os medicamentos, Progeffik pode causar efeitos secundários, no entanto, estes não se manifestam em todas as pessoas.
Os efeitos secundários mais frequentes são dores de cabeça, náuseas, distúrbios vaginais e cãibras no útero.

Na administração por via oral:
Pode surgir sonolência ou sensações de vertigens fugazes 1 a 3 horas após a ingestão do produto. Neste caso diminuir a posologia para duas cápsulas ao deitar, durante doze a catorze dias por ciclo ou adoptar a via vaginal.
Pode surgir também, encurtamento do ciclo menstrual ou perdas de sangue intercorrentes. Neste caso deslocar o início do tratamento para mais tarde no ciclo (por exemplo iniciar ao 19º dia do ciclo em vez de no 17º).

Na administração por via vaginal:
Não foi observada qualquer intolerância local, nem qualquer efeito secundário geral, no decurso dos estudos clínicos nas posologias recomendadas.

In www.infarmed.pt

0 comentários: